TCC 2015

TCC 2015

terça-feira, 4 de maio de 2010



Baseado no livro de Susanna Kaysen. Uma história verdadeira, passada no final dos anos 60, sobre uma jovem que tem conflitos existenciais e é internada em um hospital psiquiátrico. Susana (Winona Ryder) rebela-se contra a enfermeira-chefe e a própria psiquiatra, preferindo se aliar a um grupo de mulheres problemáticas, como a sociopata Lisa (Angelina Jolie, premiada com Oscar e Globo de Ouro de Atriz Coadjuvante).
O filme é um verdadeiro "Compêndio de Psiquiatria e de Transtornos Emocionais" com suas cognições associadas. Muito rico em psicopatologia geral e para a análise do ponto de vista cognitivo.
Anorexia nervosa, depressão, suicídio e transtornos da personalidade borderline e anti-social (sociopatia) são alguns dos transtornos apresentados pelos personagens do filme, sendo que a convivência entre os personagens se passa numa enfermaria feminina de um hospital psiquiátrico.

Clique aqui e veja mais no you tube.

Contribuição do nosso editor Augusto Volpi Barretto.
Contato: augustopsiquiatria@hotmail.com

3 comentários:

  1. Oi Augusto, não vi o filme, mas após sua indicação e sua avaliação, com certeza verei.
    Muito grata pela colaboração. Parabéns.
    Abraços

    Adriana Roveroni - Psicóloga - Jaú
    aroveroni@hotmail.com
    http//www.adrianapsicologiajau.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Você tem razão Augusto, este filme é um "Compêndio de Psiquiatria e de Transtornos Emocionais". Eu o assisti várias vezes e cada vez percebo-o com "novas" informações. É uma ótima indicação. Seria interessante termos uma relação dos transtornos com suas cognições associadas presentes no filme. Alguém se habilita?

    ResponderExcluir
  3. Augusto, Arnaldo, colegas, eu assisti, adorei, e realmente é necessário assistirmos e pararmos para anotar..(foi o que fiz e vou repetir)...
    Indiquei.o no meu blog... e anotei algumas frase...

    Podemos, sim, relacionar cognições... aguardo vocês...
    abraços

    Adriana Roveroni - Psicóloga - Jaú
    http//www.adrianapsicologiajau.blogspot.com

    ResponderExcluir