TCC 2015

TCC 2015

terça-feira, 4 de maio de 2010

Hora de aprimoramento!

Curso de Hipnoterapia Cognitiva
Apresentador: Dr. Thomas Dowd

A Hipnoterapia Cognitiva reflete uma tentativa de utilizar métodos e modelos da hipnose e da hipnoterapia para modificar conteúdo cognitivo, processos cognitivos e estruturas cognitivas que estão envolvidos no quadros de dificuldades psicológicas. Conteúdo cognitivo refere-se ao conteúdo específico das auto-afirmações ou pressuposições automáticas feitas por pacientes. Processos cognitivos referem-se a distorções de processamento identificadas por Beck e colaboradores (por exemplo, os erros cognitivos típicos de catastrofização, supergeneralização, pensamento dicotômico, personalização, etc.). E estruturas cognitivas referem-se a esquemas mal-adaptativos formados ao longo do desenvolvimento e que fundamentam as cognições tácitas de pacientes. Serão descritos vários modelos teóricos existentes na área da hipnoterapia, modelos cognitivo-comportamentais e modelos de outras abordagens psicoterápicas

• Objetivo do Curso: os participantes aprenderão: (1) Como induzir a hipnose. (2) Fundamentos da criação de rotinas hipnóticas. (3) A diferença entre indução hipnótica direta e indireta e rotinas hipnóticas. (4) A diferença entre o tratamento hipnótico de conteúdo cognitivo, processos cognitivos e estruturas cognitivas. (5) A construir suas próprias rotinas hipnóticas. (6) Participarão de demonstrações apresentadas pelo Instrutor

• Curso destinado a: terapeutas cognitivos e profissionais acadêmicos e clínicos, estudantes, residentes, interessados na área da Terapia Cognitiva e/ou em hipnoterapia, em seus vários modelos teóricos e aplicados. Profissionais hipnoterapeutas, praticantes de outros modelos de hipnose, se beneficiarão de muitas formas dessa valiosa experiência de aprendizagem

• Data: 28 e 29 de maio, das 9:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30h

• Inscrição: R$ 550,00 à vista ou 4 parcelas de R$150,00. Descontos para grupos e para Alunos e Ex-Alunos do ITC; consulte-nos. Vagas limitadas.

Introdução: História da hipnose; teorias de hipnose. Modelos de hipnose: Ericksoniano, Cognitivo-Comportamental, Cognitivo-Desenvolvimental. Mitos e níveis de hipnose.
Hipnose clínica: indicações e contra-indicações. Escalas de susceptibilidade à hipnose. Indução à hipnose; técnicas de indução.
Hipnoterapia Cognitiva: a hipnose na terapia cognitiva; estados mentais; processos cognitivos. Estruturas cognitivas: perfis esquemáticos. Evidências de pesquisa para a incorporação da hipnose à terapia cognitivo-comportamental. Exemplos clínicos e role-plays.

Conceitos da Psicologia Cognitiva aplicados à Hipnoterapia: o registro de processos mnemônicos; atributos da aprendizagem implícita; reconstrução de memórias; potencializando o otimismo; potencializando o comportamento direcionado a metas. Exemplos ilustrativos e role-plays.

SOBRE O PALESTRANTE:



Dr. Thomas Dowd - PhD em Psicologia, afiliado ao ABPP-American Board of Professional Psychologists, Professor Emérito e Ex-Diretor do Departamento de Psicologia da Kent State University nos EUA, Professor do Postdoctoral International Institute for Advanced Studies of Psychotherapy and Applied Mental Health da Babes-Bolayi University da România, Vice Presidente do American Board of Cognitive and Behavioral Psychology, Presidente da American Academy of Cognitive and Behavioral Psychology, Editor Internacional do Journal of Cognitive Psychotherapy, Ex-Presidente de várias organizações, inclusive da IACP – International Association for Cognitive Psychotherapy. Autor de inúmeras publicações, traduzidas para vários idiomas, inclusive autor da obra “Cognitive Hypnotherapy”, única obra mundial da área. O Dr. Dowd já se apresentou no Brasil em 2008, em outro evento de sucesso organizado pelo ITC – Instituto de Terapia Cognitiva.

LOCAL DOS CURSOS:

ITC – Instituto de Terapia Cognitiva
Av. Fagundes Filho, 145 - Ed. Austin - Auditório Andar Térreo.
CEP: 04304-010 - São Paulo, SP (Estação São Judas do Metrô)

INFORMAÇÕES e INSCRIÇÕES:

• Site: http://www.itcbr.com/cursos_hipnoterapia.shtml
• E-mails: contato@itcbr.com, atendimento@itcbr.com ou coordenacao@itcbr.com
• Telefone: (11) 4083.2555

O SOS Terapeutas Cognitivos está montando um grupo para este ótimo curso oferecido pelo ITC, junte-se a nós, fale com a Vânia pel0 (14) 3227 1473.

2 comentários:

  1. Oi Arnaldo, eu me interessei... Como estão as adesões/??

    aguardo, abraços a todos
    Adriana Roveroni - Jaú
    14.3621.8628

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, vamos nos organizar... acredito que nao podemos perder a oportunidade...
    Como podemos fazer para nos reunirmos e ir??

    Aguardo seus retornos...

    abraços

    Adriana - Jaú 14.3621.8628

    ResponderExcluir