TCC 2015

TCC 2015

quarta-feira, 24 de março de 2010

S.O.S: sobre TC e gagueira.

Colegas TCs:
Estou atendendo uma paciente que apresenta alto nível de ansiedade e comportamentos de gagueira em situações acadêmicas e profissionais, como apresentar seminários, participar de entrevistas para estágios em empresas, etc. Gostaria de receber indicações de bibliografia e ou orientações sobre o trabalho clínico em Terapia Cognitiva com pacientes que apresentam gagueira.
Aguardo colaborações,
Arnaldo Vicente, TC.

5 comentários:

  1. Rosilene Maria Pinto, TC.25 de março de 2010 às 08:24

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá Arnaldo
    Como vai???
    Estive vendo no Blog a respeito desse pacte com gagueira...
    Me fez lembrar da minha própria experiência nesse sentido. Pensei em partilhá-la contigo no sentido de tentar ajudar.
    Eu tinha muita gagueira.... e o que me ajudou foi:
    a) Trabalhar bastante com a respiração antes de eu emitir qualquer palavra... procurar me acalmar... relaxar bem para depois emitir pausadamente cada palavra... (foram vários exercícios nesse sentido)...
    b) Pensar na palavra que eu queria expressar... e dependo da situação procurava substituí-la por uma outra que seria mais fácil a pronuncia...
    c) Fiz algumas sessões de fonoaudilogia e pratiquei alguns exercícios específicos... ref. a articulação do som... fonema.... articulação bucal... pratiquei vários exercícios frente ao espelho....
    d) Paralelamente fui trabalhando a ansiedade... na abordagem da linha existencial...(pena que na época eu não conhecia a TC... e sei que teria me ajudado e muito...)
    e) E até hoje dependendo da situação continuo praticando o exercício de substituir algumas palavras por outras que são mais fácil de pronunciar... e que tem o mesmo significado... respiro fundo tento me acalmar antes de falar.... e volto a minha atenção na palavra que quero falar... e não na pessoa que está a minha frente...
    f) Alguns momentos de vivência em grupo para treinar a expressão... estando em grupo.....
    Tenho plena convicção que especificamente para gagueira teria que ser um trabalho de parceria: TC e fono.
    Espero ter ajudado....
    Um abraço carinhoso
    Rose

    ResponderExcluir
  3. Rosilene Maria Pinto25 de março de 2010 às 10:51

    Minhas complementações sobre a gagueira:
    Algumas crenças básicas:
    1) Não consigo falar.... (devido várias tentativas de querer pronunicar as palavras e não conseguir)
    Em função dessa dif. de pronunciar as palavras era a nível fisiológico (fonema... som... articulação bucal etc...)
    Por isso foi necessários vários exercícios... para desenvolver essa habilidade de pronunciar as palavras: começando pelas mais fáceis... indo para as mais importantes... necessárias.... e substituindo as mais "difícíeis"

    2) Se eu falar vou ser ridicularizado.... criticado.... ou não vão me compreender.... ou vai ficar pior ainda a situação....
    Isso gerava um medo muito grande.... o que contribuía para aumentar a ansiedade... dificultava a respiração.... e alterava as reações fisiológicas... a assim interferia
    diretamente na pronuncia das palavras...
    Por isso foi necessário vários exercicíos de tentativa de se pronunicar: espelho.... leitura oral.... diante de algumas pessoas (as quais me sentia mais segura... e depois foi gradativamente se expandido até chegar me expressar em grupo e depois em público....
    Sempre colocando a atenção na meta: querer me expressar....
    Focando a ateñção na respiração para não permitir que a ansiedade se alteração (reações fisiológicas)
    Buscando usar palavras simples.... objetivas....
    E substituindo algumas....
    Como até hoje eu faço....
    E tem me ajudo muito....
    Por enquanto é só... se tiverem alguma dúvida ou pergunta a esse respeito que esteja ao meu alcance eu estou a disposição.
    Um abraço
    Rose

    ResponderExcluir
  4. Rose, todos agradecemos pela sua colaboração.
    As técnicas que você aprendeu ajudou em termos de gerenciamento de sintomas ou foram parte de uma reestruturação cognitivas? Qual era sua meta quanto a gagueira: de reduzir danos ou eliminá-la.
    Um abraço, Arnaldo.

    ResponderExcluir
  5. Arnaldo e pessoal do Blog,
    Sobre o referido assunto, tive contato com um livro contento uma série de explicações e exercícios práticos: "Gagueira E Subjetividade-
    Possibilidades De Tratamento"
    Autor: FRIEDMAN, SILVIA
    Editora: ARTMED
    Acredito que os exercícios práticos somado à reestruturação cognitiva podem dar um excelente resultado.
    Abraços, Vivi

    ResponderExcluir