TCC 2015

TCC 2015

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Cognições que podem levar a pessoa a permanecer num relacionamento abusivo e insatisfatório.

Caros colegas terapeutas cognitivos,
Abaixo, encontra-se um grupo de cognições que podem influenciar a motivação necessária para permanecer num relacionamento afetivo abusivo e/ou insatisfatório. Para fazer esta reunião de idéias, tive como base o livro "Superando a resistência em Terapia Cognitiva" (autor: Robert L. Leahy; Editora LMP - páginas 2 a 6) e, também, minhas experiências de atendimento clínico.

Ter uma noção clara a respeito da conceituação que move o paciente é essencial para que possamos ajudá-lo a identificar tal idéia, a avaliar o quanto ela é realista, ou a pesar as vantagens e desvantagens de acreditar nela, tudo com o intuito de promover e reforçar a flexibilidade cognitiva necessária para auxiliá-lo a alcançar suas metas nesta área e promover a reestruturação cognitiva.

Vamos a elas:

Se você percebe que ele não gosta de você, porque é tão difícil deixá-lo?

Difícil é responder isso. Mas vamos a algumas possibilidades:
1) porque você pensa que viver sem ele será insuportável e que não conseguirá dar conta disso
2) porque você pensa que sem ele não conseguirá concretizar nada
3) porque você acha que, se não for com ele, ficará sozinha para o resto da vida (ninguém mais vai querer ficar com você)
4) porque você pensa que todo homem é igual (e que vai te tratar dessa forma sem respeito) e, portanto, trocar seis por meia dúzia não faz diferença
5) porque tem esperança de que ele vai mudar e, um dia, passar a te tratar do jeito que você merece
6) porque pensa que deixar esse relacionamento será visto como uma evidência de que você não consegue levar as coisas adiante (e isso é muito ruim pra você)
7) porque já gastou energia, tempo e dinheiro demais nesse relacionamento e, afinal, seria um gasto inútil se desistisse agora

Um abraço a todos e muito sucesso em 2011

Ana C. D. Kley.

Nenhum comentário:

Postar um comentário