TCC 2015

TCC 2015

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Qual a análise cognitiva deste paciente www?


Não faço as coisas direito, não sou competente e as pessoas são exigentes, agressivas e não gostam de mim, sou um fraco que não sabe nem se defender. Tenho a impressão que cada vez que identificam um erro em mim vão me levar para um tribunal de inquisição.

Eu faço de tudo para não enfrentar o tribunal. Eu devo fazer de tudo para não enfrentar o tribunal.

A nenos que eu me esquive de ir enfrentar o tribunal de inquisição vou me dar mal e não suportarei. Serei machucado.

Vou me submeter, aceitar o castigo que sentenciarem para eu não ter perdas piores.

Erro cognitivo:
Maximização do negativo (ameaças): Estou num tribunal de inquisição.
Minimização do positivo (recursos): Sou o réu, serei castigado sofrerei. Não tenho poder para me defender, não tenho como me defender, não sei como me defender, não é certo se defender, é pior se defender, não vou suportar a punição.

Não suporto viver assim sempre injustiçado, preciso fazer alguma coisa sem que as pessoas que me fazem sofrer saibam e piorem a minha punição.

Sabendo que depois terei ter outros ganhos fico melhor e consigo me submeter à vontade do outro sem sofrer tanto.

Posso não ter a estima de quem eu gostaria, mas não significa que não posso receber de outra pessoa, sem que a primeira saiba e queira me machucar mais.

As vezes penso que não estou sendo justo traindo-a, mas ela merece. Quem com ferro fere com ferro será ferido!

Só não entendo porque estou ficando cada vez mais triste, ansioso e sem esperança.
As vezes penso que nasci para sofrer, nada dá certo para mim, sempre fui essa pessoa inútil e fiz o que os quiseram. Será que um dia vou fazer o que eu quero? Mas e se der errado? E se eu não fizer?

Não sei porque, mas estou lembrando de quando minha mãe, que me admirava, muitas vezes me consolava escondido de meu pai quando ele ficava muito bravo e agressivo comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário